Radio Zoe

» »Unlabelled » Verão começa com chuva no interior de sao paulo

Início do Verão

verão é uma das quatro estações do ano e ocorre antes do outono e depois da primavera.
No hemisfério sul geralmente o verão tem início no dia 21 de Dezembro e término no dia 20 de Março, enquanto no hemisfério norte tem início no dia 21 de Junho e término no dia 23 de Setembro.
Solstício de Verão
começo do verão é marcado pelo fenômeno de inclinação do eixo terrestre, faz com que o lado sul ou norte do planeta receba mais luz do sol, enquanto o outro lado recebe menos luz, geralmente entre os dias 21 e 22 de Dezembro no hemisfério sul. Esse fenômeno é conhecido como o Solstício de Verão, que tem origem no latim solstitius e significa o ponto onde o Sol parece não se mover. Quando ocorre o solstício de verão também ocorrem os dias mais longos que as noites do ano.
Solstício de Verão 2016
A previsão para o hemisfério sul, é que o solstício de verão será às 07h44min de 21 de Dezembro de 2016.
Equinócio: o fim do verão 2016
O termo equinócio é utilizado para marcar o período que em o sol tem maior intensidade próximo à linha do equador e os dias e noites tem a mesma duração nos dois hemisférios.
O equinócio tem início em março e dura até setembro, sendo que no hemisfério sul define o fim do verão e começo do outono em março, enquanto no hemisfério norte marca o fim da primavera e início do verão.
O fim do verão de 2016 deve ocorrer em 20 de Março de 2017, quando ocorrerá o próximo equinócio.
Horário Brasileiro de Verão 2016
O sistema de horário de verão consiste no adiantamento em 1 hora nos relógios. O objetivo desse sistema é aproveitar o solstício de verão, onde os dias são mais longos, apesar desse fenômeno acontecer apenas nos últimos dias do ano, e portanto ter um melhor aproveitamento da luz do dia, economizando energia elétrica e evitando picos de consumo.
No Brasil o sistema de horário de verão teve início em 1931, com várias alterações e períodos sem vigorar, porém desde 1985 o horário de verão é adotado todos os anos. No início era adotado em nível nacional mas atualmente apenas as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste adotam o sistema.
Como regra adotada desde 2008, o horário de verão no Brasil sempre tem início no terceiro domingo de outubro, ou seja no final da primavera e termina no terceiro domingo de fevereiro, com exceção dos anos em que o feriado de carnaval seja na mesma data, sendo então postergado até o próximo domingo.
Horário de Verão 2016
Neste ano o horário de verão terá início em 16 de Outubro 2016 e o fim em 19 de Fevereiro 2017.

Postador radiozoe

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Obrigado por sua visita . Ajude a divulgar a todos ! Abraços ...