Radio Zoe

» »Unlabelled » Estiagem interrompe fornecimento de água à noite em Guararapes

  A estiagem prolongada fez a prefeitura de Guararapes (SP) tomar uma medida radical e desde o início do mês, o fornecimento de água é interrompido durante a noite. Além disso, o morador flagrado desperdiçando água será punido. A multa para o morador que for pego desperdiçando água equivale ao dobro da conta do próximo mês. Então, se a o valor for de R$ 30, ele terá de pagar R$ 60.
Basta andar pelas ruas de Guararapes para encontrar a maioria das pessoas limpando a frente das casas apenas com a vassoura. Há dias ninguém lava calçada na cidade e quem fizer isso é multado. “Concordo com a multa, porque a gente economiza, mas outra pessoa gasta lavando o carro, o quintal, aí não é justo”, afirma a dona de casa Zenaura Oliveira.
A medida esta prevista em uma lei municipal, onde a população está proibida de lavar o quintal, a calçada e até o carro. O motivo é simples: a cidade está sem água. A estiagem prolongada deixou o nível de um dos reservatórios abaixo do adequado.

A represa é abastecida pelo córrego Frutal, que está com o nível baixo. A água represada no local vai para a reserva de captação e segue por tubulações até a estação de tratamento. O diretor do Departamento de Água e Esgoto da cidade confessa que nunca viu nada parecido. “Tenho 28 anos de prefeitura e uma seca como essa é a primeira que a gente atravessa”, diz Fernando Arruda, diretor do departamento.




  Para que não falte água, a cidade está vivendo um período de rigoroso racionamento. Fernando explica que desde o final do ano passado a empresa é obrigada a interromper o abastecimento das casas a partir das 19h. Guararapes consome por dia 10 milhões de litros de água. Com a nova medida, a economia chega a 15%, o equivalente a um milhão e meio de litros. “As pessoas entenderam a situação e estão cooperando, isso gera uma economia de água e também na conta no fim do mês”, diz Fernando.
O almoxarife Fernando Peres nem pensa em ligar a mangueira, que fica em um canto, enquanto ele varre. Por ter caixa d'água em casa a família não sofre tanto com o problema durante a noite. “Durante o dia a gente usa o básico e enche bacia e balde para usar durante a noite”, diz Fernando.
Só que mais de duas mil casas e estabelecimentos não tem caixa d'água, o que fez com que o racionamento se transformasse em caos para muita gente. No bairro Qualitas, que fica na parte mais alta da cidade, a água não tem força para chegar. Há uma semana, a balconista Eliana dos Santos Souza não consegue lavar a louça. “Busco água em galão de 20 litros para lavar, cozinhar, então é muito complicado”, afirma a balconista Eliana dos Santos.

Problema que tem dificultado até mesmo a renda da lavadeira Rozania Maria Saran, que lava roupa para fora. “Não estou trabalhando porque não tem água, porque o pouco que tem eu preciso usar para a minha casa”, diz a lavadeira.

fonte:G1

Postador GuararapesNoticias

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Obrigado por sua visita . Ajude a divulgar a todos ! Abraços ...